FUNCIONAMENTO

Um partido militante
 
Enquanto os outros partidos são compostos por filiados, que na maioria das vezes fica apartado do cotidiano da organização, o PSTU é formado por militantes, que se reúnem semanalmente em núcleos, discutem sua política e atuação em determinada frente, como em uma escola, uma fábrica, uma repartição pública. O PSTU é um partido militante, que está no dia-a-dia da classe trabalhadora e da juventude e não apenas no período das eleições.



 O núcleo é quem manda

A militância política é uma experiência enriquecedora, em que o ativista pode se desenvolver em vários aspectos.
Ao se decidir entrar para o PSTU, o ativista assume uma série de responsabilidades, com direitos e deveres. Entre eles está o de discutir e votar como será a atuação do partido, levar a política votada à sua frente de atuação, vender o jornal Opinião Socialista e cotizar mensalmente. Entre os direitos está o de votar e ser votado, tanto nas questões cotidianas como nos períodos de congresso ou conferência. Nos primeiros três meses, o ativista passa por um período de ‘aspirância’, em que deve cumprir os critérios de militância mas que ainda não tem o direito a voto, apenas consultivo. Ao final desse período, o núcleo vota a sua condição e, se aprovada sua integração ao partido, passa a ser um militante pleno.
 


Diversidade na discussão, unidade na ação
 
A democracia interna é um dos princípios pelo qual se organiza o PSTU. É o que permite, por exemplo, que o partido seja controlado pelos militantes, e não pelas suas figuras públicas, como ocorrem em outros partidos. Nos organismos do partido, a política é debatida com total liberdade e, ao final, as diferentes posições são votadas e os militantes aplicam o que for decidido pela maioria. Esse é o princípio do centralismo democrático e garante uma verdadeira democracia no interior do partido, e uma sólida unidade na atuação de seus militantes.


 
Filiado, militante e simpatizante

Você que é ativista, atua em algum movimento, seja sindical, popular ou estudantil, ou simplesmente concorda com o PSTU, mas não tem disposição ou condições ainda de militar no partido, pode nos apoiar de outras formas. Pode ser um filiado, que cotize financeiramente para manter o partido, participe das atividades do PSTU, assine o nosso jornal Opinião Socialista ou simplesmente um simpatizante, que nos auxilie no cotidiano das lutas.